Alojamento: Alugar casa/quarto Vs. Residências Universitárias

O ano letivo ainda há pouco terminou, ainda se estão ponderar as escolhas para o futuro de milhares de estudantes, mas existe sempre uma questão que em época de admissão na faculdade todos os estudantes colocam:

Qual o melhor alojamento para mim?

Assim sendo, para aqueles que vivem relativamente longe da faculdade, existem sempre 2 opções imediatas:

1. alugar um quarto (normalmente numa casa, partilhada por + n pessoas);
  2. recorrer às residências universitárias da faculdade.

No que toda a alugar um quarto, esta é sem dúvida a opção que a maioria dos estudantes pondera. Seja por questões de privacidade, ausência de um regulamento formal para utilização dos espaços, maior intimidade/afinidade com os restantes colegas de casa e a possibilidade para fazerem praticamente o que quiserem.

Porém, nem tudo é positivo! Alugar um quarto é algo que pode sair dispendioso, ainda que a renda da habitação seja acessível, sempre é necessário adicionar aquelas despesas mensais que todos conhecemos (água, gás, eletricidade, internet), vais ter de adquirir tudo o que precisas para as tuas refeições (se quiseres poupar um pouco e evitar comer em restaurantes diariamente) e poderás também ter de adquirir mobiliário para o teu quarto. Como vês, se juntares tudo isto, o valor mensal pode não ser muito agradável a todas as carteiras.

Assim, para contornar esta realidade, existem as Residências Universitárias. Espaços construídos e mantidos pela própria faculdade, que se destinam a alojar os estudantes que queiram concorrer às vagas disponíveis.

Estes, são complexos residenciais, com um vasto número de quartos, onde podes ficar alojado por uma renda muito mais acessível (ou de forma gratuita, caso sejas bolseiro) e sem teres de te preocupar com despesas adicionais!

Habitualmente, as residências universitárias estão equipadas por segurança 24h, bares ou cantinas onde podes fazer as tuas refeições, salas de estudo e equipamento de lazer. Contudo, é habitual nos quartos normais das residências universitárias, ficarem alojados 2 estudantes, o que implica que o tenhas de dividir com alguém, que poderá (ou não) se desconhecido.

Desta forma, é tudo uma questão de avaliar os custos de ambas as soluções, estudar bem o orçamento disponível e decidir qual a opção com que mais te identificas.

Aconselhamos a que procures no website da tua faculdade informações sobre as residências universitárias da mesma e que estudes também o mercado de arrendamento em redor da faculdade, para poderes tomar a tua decisão da forma o mais consciente possível.

Diz-nos o que pensas de cada uma das opções, se já tiveste alguma experiência ou se eventualmente tens algumas dúvidas que queres ver esclarecidas.