Como usar a criatividade para elaboração e apresentação de trabalhos?
De um modo geral todos estamos um pouco cansados dos tradicionais trabalhos de grupo, das aborrecidas apresentações, e da não prazerosa elaboração dos mesmos. Porque não tentar ser criativo, e tentar divertires-te a fazer os trabalhos? Porque não tentar pensar “fora da caixa”?
Mas antes de chegarmos à parte de como podes ser criativo, o que é isto de Criatividade?
A criatividade é algo que está inerente a todos os seres humanos. Muitas pessoas pensam, que não são criativas, mas todos o são, desde que a trabalhem. Há muitos mecanismos para trabalhar a criatividade, e para ajudar a produzir ideias criativas, como por exemplo, os brainstormings.
O brainstorming não é, nada mais, nada menos, que uma chuva de ideias, que ajuda o indivíduo a potencializar a sua criatividade.
Como posso ser criativo?
O meu conselho é começar exatamente pelo Brainstorming, se não souberes qual é o objetivo final, coloca o tema do trabalho no centro de uma folha branca. A partir daí, deixa as ideias surgirem e aponta-as no papel. Seleciona as ideias que achas mais importantes ou que consideras melhores, e mãos à obra!
Tens várias formas de fazeres trabalhos, ou as apresentações, de formas diferentes. Podes sempre optar por fazer um vídeo a explicar a matéria, podes optar por fazer uma curta-metragem, uma maquete, uma música, entre muitas outras possibilidades.
Podes não ser nenhum(a) especialista nestas áreas, mas hoje em dia há muitos programas fáceis e intuitivos que te podem ajudar nessas tarefas. Se mesmo assim não tiveres nenhuma ideia, ou quiseres optar por apresentares tradicionalmente, podes sempre utilizar outros softwares muito mais atuais e menos aborrecidos, tais como o Prezi ou o Emaze, que te proporcionam gratuitamente formas alternativas, dinâmicas e divertidas de fazeres e apresentares os teus trabalhos.