Os tempos de universidade são, para muitos, os tempos mais aguardados de sempre! É uma fase muita ansiada para muitos jovens mas que também encobre outras responsabilidades e capacidades.
São tempos de diversão e de desafio. Nem tudo são rosas na vida, efetivamente!
A vida na universidade pode representar novas vivências, novas amizades, novas descobertas, mas estes aspetos podem exigir que não se perca responsabilidade económica.
E com cuidado e responsabilidade tudo se consegue.
Esta responsabilidade e cuidado que falamos não implica renunciar a tudo. Não implica não estar com amigos, não implica ter que desistir da faculdade, salvo claro, raras exceções.
É possível independência nesta fase da vida fazendo as melhores e mais acertadas escolhas.
Vamos a dicas que se podem revelar muito valiosas com o tempo.
- Um aspeto que faz muita diferença na carteira é se a faculdade é pública ou privada. O valor das propinas é diferente e para que o teu esforço não seja em vão, pagar as propinas é aquela despesa que nunca pode ser deixada para segundo plano ou atrasada. Atrasos dão direitos a multas que implicam depois mais dinheiro.
- Se, por algum motivo, não te for possível a dada altura cumprir com o compromisso das propinas expõe logo a situação na secretaria da universidade. Fica a par das soluções que eles têm para ti, das condições e implicações. Expõe por escrito e pede comprovativo dessa exposição para que as coisas não sejam tratadas “só de boca”. Se a tua universidade não tem qualquer facilidade nestas situações não deixes a situação arrastar-se porque este é um compromisso teu com a universidade que se não for cumprido nunca é esquecido por eles. Ou seja, tens sempre consequências e penalizações.
- Faz bem as contas a todas as despesas que tenhas e deixa uma margem para imprevistos. Imprevistos podem acontecer e se queres ou tens de ser independente salvaguarda este aspeto.
- Lembra-te que o teu dinheiro tem que ser bem gerido durante todo o mês. Não podes gastar demais no início sem analisares bem todas as despesas e sem te esqueceres que um mês tem mesmo 30 ou 31 dias. É que pode chegar uma altura que já não se aguenta os dias que faltam até ao fim do mês…
- Se tens um salário ou mesada apertado gere ainda melhor. Se te apetece comprar ou fazer algo que não sabes bem se és capaz, monetariamente falando, deixa para o fim do mês para confirmares se tens alguma margem de manobra ou não.
- Faz escolhas sensatas e que te permitam economizar e gerir bem. Há escolhas que podem não ser muito difíceis de concretizar como trocar um almoço num restaurante pelo almoço na cantina ou em casa. Podem ser apenas uns euros de diferença mas no fim do mês tudo conta. Hoje em dia, levar a marmita do almoço faz parte e não é uma escolha ridícula. Bem pelo contrário. Pode ser uma boa opção para poupares e te alimentares de forma mais saudável.
- Opta por alimentos e produtos de marca branca. Procura também mercados e locais como frutarias que, muitas vezes, apresentam preços melhores do que alguns supermercados.
- Conhece todas as vantagens do teu cartão de estudante. Usufrui delas! Escolhe locais que tenham parcerias como as livrarias ou outros, onde os preços são mais baixos para estudantes.