O covid-19 parece que veio pôr o mundo de pernas para o ar. Muitos aspetos da vida pararam e lentamente, a sociedade organizou-se para se reajustar e adaptar. As aulas são um aspeto desta reorganização que implica mais do que aquilo que parece. Porque afinal ter aulas online parece muito simples e divertido, mas poderá não ser bem assim.
Para além de todas as outras questões que se levantam como as amizades que ficam em stand-by e com isso o convívio diário que os intervalos proporcionavam, as aulas online poderão ter algumas exigências e custos que não eram tão óbvios desde o início.
Se muitos estão à vontade com as tecnologias e com novas descobertas, outros há que poderão não ter este à vontade e esta descontração de que tudo se resolve. Por vezes, as tecnologias têm falhas, limitações e exigências que poderão gerar nervosismo. A plataforma usada nas aulas poderá estar lenta, etc… Percebemos que aquilo que parece simples pode não o ser de facto.
As aulas online implicam, para muitos alunos e famílias, a convivência no mesmo espaço, a limitação de dispositivos e outros recursos, etc.
Se realmente nos temos que ajustar a estas novas realidades, então vamos optar por estratégias que facilitem a nossa vida e gerem menos ansiedade e problemas.
Se neste momento, te revês em muito do que dissemos aqui vamos dar-te umas dicas para que possas gerir melhor esta fase.
O melhor é analisar os problemas com que te deparas para encontrares soluções.
Vamos a exemplos!
Tu e toda a tua família está em casa em aulas online e teletrabalho?
Se assim é, conversem entre todos e distribuam as diferentes divisões da casa de forma a que cada um possa estar numa divisão sozinho. Se tal não for possível e alguém tiver que partilhar uma mesma divisão, como a sala, vejam quem tem mais facilidade em trabalhar e estar atento com sons à volta e outros estímulos. Se alguém só consegue estar atento quando está sozinho e em silêncio, essa pessoa deve ficar com uma divisão só para si.
Se tens irmãos mais pequenos a brincar e a cantar pela casa, tenta entretê-los com algo entusiasmante antes das tuas aulas começarem para que eles possam estar ocupados.
Leva com mais ligeireza esta fase que vivemos. Não tarda, tudo isto do covid passará. Aceita que esta fase é mais exigente, dá-te a ti próprio esperança que em breve terás as tuas rotinas de volta. As amizades poderão ser alimentadas de outra forma durante algum tempo e quando voltares a estar junto dos teus amigos este tempo também trará recordações que podem ser partilhadas.
Organiza bem o teu estudo e as tuas aulas para que consigas acompanhar bem as matérias e evitares que te sintas sobrecarregado daqui a uns dias. Faz apontamentos e pede aos professores explicações quando tens dúvidas para que consigas acompanhar e ter uma sensação de controlo para evitar ansiedade depois.
Tem em atenção que as tecnologias distraem, por um lado, e sobrecarregam o cérebro por outro, aumentando a ansiedade. Isto são factos e, por isso, tenta policiar-te ao máximo para que não caias em distrações que depois te fazem sentir perdido nas aulas. Guarda essas distrações para o teu tempo de lazer para que te concentres ao máximo nas aulas.