Ideias de Part-Time

Ideias de Part-Time para Estudantes Universitários

Sabemos perfeitamente que os estudantes universitários têm despesas, contas e dificuldades como qualquer outra pessoa, no entanto além disso têm uma outra despesa de grande dimensão, as propinas! Além disso, se formos a pensar que grande parte dos universitários têm que sair da sua zona de residência para ingressar no mundo universitário, acresce também essas despesas, tornando as contas do mês extremamente complicadas de gerir para grande parte das famílias portuguesas. Por isso pensamos em algumas ideias de part-time para os estudantes fazerem frente a essas mesmas despesas.

Face a esse problema, infelizmente alguns bons alunos passam por dificuldades, contudo existem sempre as bolsas de estudo que permitem facilitar esse processo. Mas quando essas bolsas não são possíveis, muitos estudantes universitários procuram part-time para tentar contrariar todas essas despesas que se vão acumulando mês após mês.

Ideias de Part-Time para estudantes universitários

Sabendo disso, criamos uma lista de alguns trabalhos part-time que podem fazer toda a diferença nas contas do mês.

Venda de Produtos de Artesanato

Sabemos que não é algo que seja dominado por qualquer pessoa, até porque artesanato não é simples de fazer, mas se tiverem aptidões para bijuteria, desenho, roupas ou outros acessórios, pode por a sua criatividade a funcionar, aproveitar os amigos de curso, criar uma loja online Etsy ou mesmo o próprio Facebook e vender os seus produtos.

Serviço de babysitting

Se gosta de crianças e tem jeito para cuidar delas durante períodos de tempo, então pode aproveitar os dias mais libres da universidade para tomar conta de crianças em casa das próprias. Seria importante começar por familiares, amigos, conhecidos e ter uma espécie de referência pois cuidar de crianças requer muitos cuidados e as famílias precisam de ter total segurança que é de confiança. Pode também tirar alguma formação, mesmo que gratuita, para acompanhar na credibilidade.

Serviço de petsitting

Tal como as crianças, os animais também requerem cuidados e há famílias que por falta de tempo não conseguem tratar deles como deve de ser, por isso pode tentar criar um pequeno negócio em que vai a casa das pessoas dar alimentação, passear os animais ou mesmo em associações da cidade. Neste último caso pode não ser o mais rentável, mas é também uma excelente forma de ganhar experiência e fazer vários contactos. Esta é uma das ideias de part-time mais popular neste momento nos Estados Unidos, mas podemos rapidamente trazer essa popularidade para o nosso país.

Hotelaria

Os empregos de hotelaria são os mais cansativos, mas por outro lado são aqueles mais fáceis de conseguir, com horários que permitem conjugar com as aulas e ao mesmo tempo o que se ganha é também muito interessante. Procure em bares, restaurantes ou até nos bares da sua universidade porque de certeza que vai encontrar um trabalho em part-time que possam combinar com as suas aulas.

Design, Web-Design e Marketing

Sem sair de casa, usando o seu próprio computador, organizando os seus horários da melhor forma possível para assistir às aulas, só precisa de ter competências dentro das áreas, criar um pequeno anúncio online ou aproveitar os portais que já existem para o efeito e montar um pequeno negócio dentro desta área. Pode tornar-se bastante rentável se as suas competências, disponibilidade e pro-actividade forem acima da média. Além disso, é ainda uma excelente rampa de lançamento se estiver a estudar na área e pensar em criar a sua própria empresa quando terminar a licenciatura. Esta é uma das ideias de part-time mais comum para os estudantes das áreas de informática em geral, contudo pode ter essas aptidões desenvolvidas e ainda assim estar a estudar em outra área completamente distinta, não sendo obrigatório a apresentação de currículum vitae, desde que tenha um portfólio interessante de projectos já realizados. Nestes casos aconselhamos que desenvolva alguns projectos em nome próprio e até “inventar” clientes e briefings para construir o seu portfólio antes de ter clientes reais.

Centros Comerciais

Se a cidade onde está tem alguns centros comerciais, ou apenas um, de certeza que as várias lojas existentes estão sempre à procura de funcionários em part-time. A grande vantagens desses horários é que geralmente são depois das 19h ou então ao fim-de-semana, o que lhe permite aproveitar as aulas normalmente e ainda tirar um ordenado que vai ajudar nas suas despesas mensais. Não é das ideias de part-time mais inovadora, mas é das mais fáceis de conseguir.

Além de tudo isso, a melhor dica que podemos dar aos estudantes universitários que estão agora a entrar neste mundo pela primeira é: poupem o máximo que conseguirem porque as despesas são muitas, os encargos são enormes e nem sempre as famílias conseguem suportar tudo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.