Há quem diga que os tempos da universidade são os melhores da vida! Será isto mito ou verdade? Bom, não há uma única resposta. Para muitas pessoas, os tempos da universidade são os melhores, para outras, é apenas mais uma fase da vida.
Seja como for há muita coisa que podes saber desde já para que o teu primeiro ano de universidade corra bem. Quanto a ser a melhor fase da vida, decides tu!
Em primeiro lugar importa situares a importância que tem para ti o curso que vais tirar. Isto é, é-me muito importante? Quero dar o litro por este curso? Quero sair com uma nota excelente? Quero fazer o curso “com calma” e sem stress com as notas? Quero aproveitar o curso e a vida académica, as amizades ao máximo e a borga? Quero conjugar amizades, diversão com o estudo?
Depois de responderes a estas questões, o primeiro passo está dado e o caminho fica mais claro para ti. Se queres simplesmente passar às cadeiras, o teu empenho não terá de ser tanto. Se queres, antes, acabar o curso com uma excelente nota e aproveitares ao máximo o conhecimento e as portas que se podem abrir durante a época académica, o teu empenho tem que ser elevado e todas as agulhas têm que estar alinhadas para os teus objetivos se concretizarem. E obviamente, ninguém melhor do que tu para saberes o que faz mais sentido para ti.
Depois desta etapa é importante saberes que a universidade é muito diferente da escola. Os professores têm uma postura diferente e se tens dúvidas ou questões a colocar não deves esperar. Hesitar e adiar não combinam com a faculdade até porque na aula seguinte a matéria pode já ter maior complexidade e podes perder o comboio.
Se és daquelas pessoas para quem tirar apontamentos facilita e organiza o estudo (o que na faculdade é incrivelmente importante), tira apontamentos desde o primeiro dia para não perderes o fio à meada. Não te apoies na ideia “depois peço a um colega” porque, por vezes, pode não correr bem. Os teus colegas podem não tirar apontamentos ou até mesmo podem não querer partilhá-los.
Um outro conselho importante e que muitos estudantes não valorizam é estar presente logo na primeira aula. Muitos faltam na primeira aula com a ideia errada que não perdem nada. A primeira aula é importante para o professor te conhecer, “saber que tu existes e quem és tu” e para ficares a par da metodologia, método de avaliação, etc. Se perdes esta primeira aula ou mesmo as primeiras, depois terás que andar a perguntar aos colegas e não sabes se aquilo que te dizem está completo, porque até os teus colegas podem ter perdido informação.
Hoje em dia, na maioria das cadeiras, os professores pedem trabalhos de grupo. Escolhe com cuidado os colegas do teu grupo. São tantos os estudantes que depois se arrependem… É que há muitas pessoas que não fazem a parte delas e te podem sobrecarregar e ainda levar com os louros repartidos como se tivessem cumprido a parte delas. Um grupo de trabalho bom, unido e que se complementa é fundamental.
Não tenhas vergonha de te sentares na primeira fila. As primeiras filas são boas para te manteres atento. Muitas pessoas não se sentam lá por vergonha e depois conversam mais, distraem-se e prejudicam-se seriamente. O tempo não volta para trás. Fora das aulas conseguirás ter tempo para os teus amigos. E se são bons amigos compreenderão que queres estar atento/a e se não partilharem da tua ideia, respeitá-la-ão.
Não guardes o estudo para a véspera, porque os testes na universidade são mais exigentes, têm poucas questões mas requerem um estudo profundo de toda a matéria. Organiza antecipadamente o teu tempo e estudo.
Outro conselho bem diferente destes que demos, mas que te pode agradar e se te fizer sentido e tiveres essa possibilidade, vive com amigos.
Pode ser uma experiência única para te conheceres e para ganhares também algumas capacidades e competências. Define bem os teus valores, até onde queres e podes ir e aproveita essa experiência.
Quer partilhes quarto, isto é, vivas fora de casa ou não faz amizades. Acredita que muitos dos teus amigos aos 40, 50 anos ainda poderão ser amigos da faculdade!